• Marina Camargo

Tipos de Acordeom


Há dois tipos de Acordeões: um que possui um teclado na parte direita do instrumento, e um que possui botões.

O Acordeom com teclado também é chamado de acordeom pianado, e o que possui botões de gaita ponto, no sul do Brasil, ou fole, sanfona e pé de bode, no Nordeste.

Em países europeus usa-se muito o Acordeom com botões também chamado de Cromático.

"O acordeão com teclado ou piano, é composto por um teclado de um piano colocado na vertical, com as notas mais graves em cima e as mais agudas em baixo. O acordeão cromático com botões, apresenta botões cujo número pode variar, que são tocados com a mão direita, e cuja disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas."

Os Acordeões possuem diferenças quanto ao número de baixos, podendo ser de 8, 12, 24, 48, 60, 72, 80 ou 120 baixos. Os mais comuns são os de 48, 80 e 120 baixos.

Os baixos são botões tocados com a mão esquerda que exercem função de acompanhamento, tocando notas e acordes num ritmo determinado pelo estilo de música. Ou podem exercer a função de baixo-livre (como os pedais em um órgão), mais usado em peças clássicas.

Registros são chaves que quando acionadas modificam o som do acordeom através da combinação das palhetas. Existem acordeões com registros no teclado e nos baixos.

O número de registros varia conforme o modelo do instrumento e o número de palhetas que ele possui.

Os registros no teclado mais comuns são: Master, Bandoneon, Basson, Clarinete, Piccolo, Flauta, Órgão, Musette, Oboé, Flautim.

Os acordeões podem ser de uma a quatro vozes. Isso significa que pra cada nota que é tocada soam uma ou mais notas que podem ser em oitavas diferentes.

Por exemplo: um acordeom a quatro vozes significa que se você tocar a nota dó no teclado soará quatro notas dó ao mesmo tempo. Isso acontece pelo diferente número de palhetas que o instrumento tem. Essa diferença no número de vozes (palhetas) irá influenciar no som do instrumento. Um instrumento com um número maior de vozes terá um som mais "encorpado" do que um com menos vozes.

(Diferentes tamanhos de palhetas).

(Chaves de acionamento do teclado e baixos)

Recentemente criou-se o Acordeom Digital, onde a produção de som do instrumento não é feita através do ar soprado para dentro do acordeom pelo fole, mas sim por sensores eletrônicos como um teclado digital.

A empresa pioneira nessa fabricação foi a Roland.

Aqui um vídeo onde a acordeonista mostra os diversos estilos com diferentes timbres do Roland. Repare na música de fundo do vídeo! Tico-tico no Fubá!!!

Episódio do documentário "Milagre de Santa Luzia" com Amazan, o fundador da fábrica de acordeon Lettice em Campina Grande e Lula do Acordeon, instrumentista e afinador.

No episódio Amazan mostra a Dominguinhos algumas etapas do processo de fabricação do acordeom.

E aqui um documentário muito interessante com imagens de todo o processo de fabricação de um acordeom na fábrica italiana Pigini. A fábrica fica na cidade de Castelfidardo que é considerada a capital do acordeom na Europa, devido ao grande número de fábricas que existem lá.

#fábricadeacordeom #história

4,546 visualizações