top of page
  • "

Versátil Acordeom!


Nesse post de hoje gostaria de falar um pouco sobre a versatilidade desse instrumento, o que o torna talvez tão apaixonante!

No Brasil estamos muito acostumados a associar o acordeom à música popular: música gaúcha, forró, sertaneja...E isso mostra que o instrumento cabe muito bem em vários estilos. Mas fora do Brasil, principalmente na Europa, o acordeom transita em um outro universo, o da música clássica. Não que ele não esteja muito presente também na música popular de vários países como a Itália, França, Alemanha, Rússia, Espanha, entre outros. Mas a diferença é que acontece uma presença muito maior do acordeom no repertório da música clássica, seja em concertos escritos especialmente para o instrumento, ou em adaptações de grandes compositores como Mozart, Vivaldi, Bach.

O motivo disso acontecer pode ser explicado talvez por esses países terem uma maior tradição na música clássica. Acredito também que o ensino do acordeom, não só do acordeom ;) da música em geral, ser levado muito mais "a sério" nos países europeus.

O fato é que se você fizer uma breve pesquisa no youtube digitando "classic accordion music" vai encontrar uma infinidade de acordeonistas tocando um repertório muito diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Um exemplo disso é o acordeonista francês Richard Galliano. Ele já esteve diversas vezes no Brasil e se diz apaixonado pela música brasileira. É um acordeonista muito versátil, já gravou jazz, músicas de Piazzolla, repertório autoral, e recentemente tem se dedicado à música clássica. Seu mais recente trabalho é um disco inteiro de obras do compositor clássico Mozart. Galliano já gravou também um disco com obras de Vivaldi e um de Bach. Tudo isso no acordeom!!!

Tive a oportunidade de assistí-lo em Curitiba com a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentando um concerto com obras de Vivaldi. Foi realmente impressionante!

Parece que o acordeom foi feito pra tocar com uma orquestra, como o timbre casa tão bem e o instrumento soa lindamente!

Aqui Richard Galliano tocando "A Primavera" da peça "As quatro estações" de Vivaldi.

Site de Richard Galliano AQUI

No Brasil houve um compositor na década de 1970 chamado Radamés Gnatalli que escreveu uma linda peça, o "Concerto para Acordeom, Orquestra de Cordas e Tumbadoras". Acredito que seja uma das únicas composições brasileiras para uma formação de orquestra e acordeom.

Conta a história que o maestro Radamés não gostava muito do acordeom, mas quando ele conheceu o grande acordeonista Chiquinho do Acordeom as coisas mudaram. Tanto que Radamés escreveu o concerto especialmente para Chiquinho executar!

Aqui o grupo Quinteto Persh toca o concerto em uma adaptação para quinteto de acordeons.

E aqui o Concerto com a Orquestra de Câmara Fundarte e Daniel Castilhos como solista.

E o episódio do documentário "Milagre de Santa Luzia" sobre o acordeonista gaúcho Chiquinho do Acordeom.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page