top of page
  • Foto do escritorMarina Camargo

Documentários


Quando gostamos de uma coisa procuramos saber ao máximo sobre aquilo, pelo menos eu sou assim ;)

Acho importante nós, como estudantes de acordeom, conhecermos sobre a história do instrumento, seus principais instrumentistas, e também conhecer a obra daqueles que mais gostamos.

Por isso fiz aqui uma seleção de filmes e documentários sobre o acordeom.

Divirtam-se!

"DOMINGUINHOS + é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos com artistas marcantes em sua trajetória. O filme propõe uma visão original sobre Dominguinhos, que revela o poder da música de uma maneira natural, espontânea e ao mesmo tempo precisa. O filme conta também com preciosas participações de renomados artistas de nossa música, importantes parceiros da trajetória musical de Dominguinhos, como: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Paschoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda, entre outros".

O filme está disponível na Netflix.

Aqui o trailer.

"Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga" é um relato de Dominguinhos contando sua história e sua trajetória junto com Luiz Gonzaga, o rei do baião.

"Fábrica de Gaiteiros" é um documentário sobre o projeto de Renato Borghetti que consiste na fabricação e ensino da gaita ponto para crianças no Rio Grande do Sul.

Parte 1

Parte 2

"Paraíba meu Amor - Richard Galliano au Brésil" mostra a viagem do acordeonista francês ao nordeste.

"Consertam-se Gaitas" foi gravado em Bento Gonçalves e mostra rotina da empresa Arcari Conserto de Acordeões. O filme retrata o cotidiano da empresa que mantém viva a tradição de reparos de gaitas no município. No local, Danilo Arcari, Eliz Rachele, Fiorentino Mattevi, Zemiro Zallamena e Alba Segatto Fin compartilham, além do trabalho, histórias e mais de 50 anos de experiência e amizade, que surgiu quando trabalharam na extinta fábrica de acordeões Todeschini.

O documentário "Milagre de Santa Luzia" você pode ver no post AQUI.

E você, conhece outro documentário sobre acordeom? Deixe o link aqui nos comentários!

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page