top of page
  • Foto do escritorMarina Camargo

Ritmo (parte 2) - Leitura Rítmica


A leitura de partitura se divide em duas leituras simultâneas: a leitura rítmica e a leitura melódica.

A leitura rítmica é a duração da nota, quanto tempo ela tem que ficar soando ou em silêncio. A leitura melódica nos informa a nota que é para ser tocada, temos que memorizar a posição da nota na pauta e encontrá-la no nosso instrumento.

A leitura rítmica facilita muito a vida do músico. E é rápido de aprender, vamos lá!

FÓRMULA DE COMPASSO

A fórmula de compasso já nos dá uma ideia aproximada do ritmo ou do gênero musical da música que está escrita. Uma valsa por exemplo é escrita em 3/4, um rock em 4/4, um samba em 2/4, um blues em 6/8 ou 12/8, etc...

As fórmulas de compasso podem ser divididas em simples e compostas e por sua vez, serem divididas em binárias, ternárias e quaternárias.

Os símbolos que usamos na leitura rítmica são chamados de "Unidades de Tempo" que abreviamos para UT.

Na fórmula de compasso o denominador (a figura que vale um tempo) é a nossa UT.

O numerador é a quantidade de UT por compasso.

Na tabela acima, cada nota tem um número correspondente. Observe que no primeiro exemplo o denominador mostrava o no número 4, logo a figura que será nossa UT será a semínima. Em um compasso 2/4 caberão 2 semínimas por compasso, se fosse 3/4 caberiam 3 semínimas por compasso e assim por diante.

Lembrando que compasso é o espaço entre duas linhas verticais, ou entre a clave e a primeira linha vertical. Dentro de cada espaço deve ter o número de tempos designado na fórmula de compasso no início da partitura. Se for 4/4 haverão quatro tempos em cada compasso, 3/4 serão 3 tempos e assim por diante.

As figuras rítmicas ou UT, seguem uma progressão geométrica nas suas divisões. Repare que a figura que estará em baixo é sempre a metade da figura que está em cima.

Então, em um compasso 4/4, eu posso preencher um compasso com 4 semínimas ou o equivalente às quatro semínimas como uma única semibreve ou duas mínimas por exemplo.

Uma das principais maneiras de praticar a leitura rítmica é ler sem o instrumento, somente "cantando" a figura musical pedida. Em música chamamos isso de "solfejo rítmico".

VALORES DAS FIGURAS em R$!!!!

COMO LER O RITMO NA PARTITURA

Pratique a leitura rítmica cantando o tempo das notas de uma partitura. Não precisa dizer o nome da nota, somente o tempo dela. Assim você começará a entender e memorizar os tempos de cada nota.

Bons estudos!!!!

6.626 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page