top of page
  • Foto do escritorMarina Camargo

Descomplicando os baixos!


"Só de baixo 120 botão preto bem juntinho"

(Luiz Gonzaga)

Quando você pensa: cento e vinte botões no baixo! Mas também podem ser oitenta!!!!

É... o número assusta! Mas, na verdade não é tão complicado quanto parece. Tudo tem uma lógica! Então, vamos ver como funciona a lógica dos baixos do acordeom.

Os baixos são divididos em colunas verticais e linhas horizontais. Cada coluna tem uma função, assim como cada linha obedece ao baixo fundamental.

Conforme essa imagem acima você pode perceber que o acordeom de 120 baixos é o que contém todas as linhas e colunas. Conforme vai diminuindo o tamanho do acordeom vão diminuindo também as linhas e colunas.

As colunas estão distribuídas da seguinte forma, começando da parte mais próxima ao fole.

A segunda coluna que é a do baixo fundamental é a mais importante, pois é ela quem define todos os baixos da sua respectiva linha diagonal.

Por exemplo, bem ao centro dos baixos, na segunda coluna, temos um botão marcado, este é o baixo de Dó. Seguindo a linha diagonal do Dó temos na 1ª coluna a nota Mi, contrabaixo de Dó, na 3ª coluna o acorde de Dó maior (C), na 4ª coluna o acorde de Dó menor (Cm), na 5ª coluna o acorde de Dó com Sétima (C7) e na 6ª coluna o acorde diminuto de C (Cº).

Cada coluna tem uma função. Na coluna do contra baixo temos a nota que fará o câmbio com a nota principal do ritmo, que é o baixo fundamental. Esse contra baixo está sempre uma terça maior da nota do baixo. Por exemplo, o contra baixo de Dó será Mi, de Fá será Lá, de Sol será Si, e assim por diante!

Da 3ª coluna em diante temos os acordes que junto com o baixo fundamental e depois o contra baixo farão a composição do ritmo. Por exemplo, pra tocar o ritmo de xote em C (dó maior) você tocará Dó, depois o acorde maior, Mi (contra baixo) e depois novamente o acorde maior.

Por ser a segunda coluna a mais importante é muito útil para a melhor localização nos baixos que saibamos exatamente as notas que temos nessa coluna. Temos uma forma muito prática de decorarmos isso. É através do famoso Ciclo de Quintas.

O ciclo de quintas é a uma sequência de notas distanciadas ente si por uma quinta justa.

No blog "Descomplicando a música" você pode encontrar mais explicações sobre as funções do ciclo de quintas. Acesse o post AQUI.

Mas por agora vamos à aplicação prática do ciclo de quintas nos baixos do acordeom.

Lembra do baixo marcado de Dó na segunda coluna? Vamos agora pegar o botão que está logo abaixo do Dó, é o Fá. Agora use a imagem acima do ciclo de quintas e vá caminhando para a direita enquanto sobe cada botão do baixo.

Teremos a sequência, F C G D A E B

Traduzindo essa cifra em notas temos, fá, dó, sol, ré, lá, mi, si

Depois que completamos essas sete notas basta continuar subindo nos baixos e continuando a mesma sequência, só que agora acrescentando os sustenidos.

Assim teremos: F#, C#, G#, D#, A#

O último baixo do acordeom de 120 o A#

Se o seu acordeom for de 80 ou 96 baixos o último botão de cima desta coluna será o G#. Se o seu acordeom for de 60 ou 48 baixos o último será F#.

E para baixo da nota Fá no baixo o que temos? A mesma sequência só que ao contrário:

B E A D G C F

E agora temos que acrescentar a essas notas o bemol. Ficando da seguinte forma.

Bb Eb Ab Db Gb Cb (que será o B) Fb (que será o E) Bbb (que será o A)

Se o seu acordeom for de 80 ou 96 baixos o último botão de baixo desta coluna será o B. Se o seu acordeom for de 60 ou 48 baixos o último será o Db.

Na coluna dos contra baixos, que é a primeira coluna, funciona da mesma forma, isto é, usaremos a mesma sequência para localizar as notas correspondentes aos contra baixos. Encontre a nota F, que está em frente ao baixo de Db, e venha subindo nos baixos, você verá que a sequência é a mesma.

Então agora mãos à obra! Primeiro decore a sequência F C G D A E B

Depois localize tocando essas notas na coluna do baixo e depois vá acrescentando o # para cima e b para baixo.

Pronto! Você desvendou o segredo dos 120 baixos!!!

Se você gostou desse post compartilhe com aquele amigo que está perdido no meio de tanto botãozinho!

4.723 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page